jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2020

Termos de Ligação para construir um texto melhor!

Amariole Tais Marmet, Advogado
Publicado por Amariole Tais Marmet
há 6 anos

Encontrei esse texto sobre os principais conectores ou termos que deduzem ligações lógicas entre parágrafos na SOS monografia:

Achei super interessante e útil para construção de textos e até mesmo, peças jurídicas, vejamos:

Adição

E…, mais…, Além disso…, Também…, Em adição…, Some-se a isto…, Somando…, Acrescenta-se também…, A propósito…, etc.

Conclusão ou consequência

Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.

Semelhança ou ênfase

Do mesmo modo…, Igualmente…, Com certeza…, Possivelmente…, De muito…, De pouco…, De todo…, Bastante…, Demasiadamente…, Profundamente…, Qualquer que seja…, etc.

Tempo

Assim que…, Em seguida…, Até que…, Quando…, Por fim…, Depois de…, Antes que…, Por ora…, De repente…, De vez em quando…, A tempo…, Às vezes…, De quando em quando…, Em algum momento…, Mais adiante…, Durante…, Todavia…, Após…, etc.

Exemplificação

Por exemplo…, Isto é…, Como…, Decerto…, Provavelmente…, Por certo…, Quer saber…, Quando se fala…, O referido…, etc.

Reafirmação ou resumo

Em outras palavras…, Em resumo…, De fato…, Em síntese…, Na verdade…, Deveras…, Certamente…, Realmente…, Efetivamente…, etc.

Contraste ou concessão

Mas…, Porém…, Entretanto…, Todavia…, Ao contrário…, Em vez de…, Por outro lado…, Ao passo que…, Ora…, Talvez…, Porventura…, Ademais…, Tais cuidados…, Desde…, Enquanto…, etc.

Espaço

Ao lado de…, Sobre…, Sob…, À direita…, No centro…, No fundo…, À frente…, À esquerda…, À tona…, À distância…, À entrada…, À saída…, Ao fundo…, Ao longo…, De fora…, De lado…, Por fora…, Em frente…, Por dentro…, Por perto…, etc.

Da mesma forma, podemos utilizar vários conectores para anteceder o processo de citação textual.

Os mais comuns são:

Na opinião de…, De acordo com…, Afirma…, Para…, Na visão de…, Do ponto de vista de…, Segundo…, …exemplifica…, …quando afirma…, Como caracteriza…, Em … vamos encontrar o seguinte esclarecimento…, No dizer de…, … explicita seus pressupostos…, Utiliza-se da seguinte argumentação…, Como descrito por…, Outro ensinamento de…, …alega que…, …caracteriza…, …conceitua….


Fonte: <http://sosmonografia.blogspot.com.br/2009/02/termos-para-ajudar-na-ligacao-entre.html>

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Texto simples, conciso e prático.

Como professor, percebo a dificuldade de meus alunos na utilização de conectores em suas respostas.

Parabéns. continuar lendo

Prezado Prof. Mauro! Como és da área da educação, gostaria de lhe pedir ajuda para que fosse "introduzida" uma disciplina para aprimoramento da redação jurídica, nos cursos superiores. É necessário estarmos cientes que, infelizmente, o Ensino Médio não pratica "Redação Científica". Às vezes, tenho a impressão que professores de certos cursos superiores evitam "mostrar o caminho das pedras" aos alunos, ensinando-os a desenvolver uma redação científica. Pregam-se os conceitos, mas pouco se mostra na prática como se deve utilizar os aspectos de concisão, clareza, coerência, imparcialidade, etc. Não basta falar em conceitos, é essencial que os alunos entendam e pratiquem. Seguem duas obras sobre redação científica: Autor: Vera Cristina Feitosa. Redação de textos científicos; Anthony Weston. A construção do argumento. continuar lendo

Gostei da sua ideia, muita gente se perde ao elaborar textos justamente por faltar um pouco mais de conteúdo para as ligações.

Parabéns! continuar lendo

Faltou informar a fonte!

Texto disponível desde 2009 em: sosmonografia.blogspot .com .br /2009/02/termos-para-ajudar-na-ligacao-entre .html

Att, continuar lendo

A fonte está indicada Mateus. continuar lendo

Texto simples e prático. Vai direto ao ponto.

Como professor, percebo a dificuldade dos alunos na utilização de conectores em suas respostas.

Parabéns. continuar lendo

Obrigada Professor Mauro, acredito que aprender é simples, mas para isso, precisamos ensinar de forma simples, não sou adepta daqueles textos chatos e pomposos, acredito que só dificultam nossa vida, um degrau de cada vez, é claro!
Tenho percebido tal dificuldade na redação, principalmente na redação jurídica, e estou estudando e pesquisando bastante para melhorá-la e espero que em breve! Obrigada! continuar lendo